Escolha a escola certa para a formação integral do seu filho

A decisão de escolher a escola certa para o seu filho é uma das mais importantes que os pais enfrentam. A educação desempenha um papel crucial no desenvolvimento da criança, moldando suas habilidades, valores e perspectivas. Pensando nisso, o Colégio Seriös, localizado em Brasília, atende da Educação Infantil ao Ensino Médio, acolhendo o estudante desde a sua chegada à escola e em toda sua trajetória, entregando educação de excelência e proporcionando a verdadeira formação integral.

Todo o conhecimento adquirido na Educação Infantil será fundamental para toda a vida, por isso, o Seriös pensa e faz uma educação integral, onde cada indivíduo é respeitado e valorizado, recebendo estímulos e conteúdos diversos para que se tornem pessoas completas e diferenciadas em qualquer área da vida.

No Seriös as crianças aprendem brincando.

Desde a chegada na escola, a criança é exposta a estímulos visuais e sensoriais que preparam para uma rotina de experiências. Na acolhida na porta da sala, na roda de conversa para falar sobre o dia anterior e as propostas daquele dia. Ao longo do dia, entre canções, contações de histórias, diálogos, risos, registros e brincadeiras, nossos pequenos vão aprendendo sobre matemática com ciências, gastronomia com história, parque e jardim com música”, explica a diretora Vanessa Araújo.

Enquanto tudo isso acontece, habilidades motoras, interações sociais, ampliação de repertório em conversas com crianças e adultos, capacidade de argumentação e mergulho no mundo das cores, formas, sabores, letras, números e emoções fazem parte das diversas formas de aprender e ensinar. “Ao final do dia, temos crianças mais desenvolvidas, curiosas, corajosas e cheias de histórias para compartilhar. E tudo isso acontece em um ambiente cheio de afeto, respeito e alegria”, pontua Vanessa.

 colégio serios

Ingressar na escola

No Seriös cada criança é um ser único que merece toda a atenção e respeito. O processo de adaptação não é padronizado, mas sim, personalizado. De acordo com Vanessa, na chegada à escola, cada criança pode reagir de uma maneira: há os que choram no início e não querem ficar – e em poucos dias mudam de ideia; há quem se anime no início e, quando a escola deixa de ser uma novidade, começa a sofrer pela angústia da separação; e há aqueles que demonstram sofrimento por mais tempo. Nestes três exemplos, há familiares que sofrem junto e que precisam ser também acolhidos. Por isso, o processo da escola é composto por:

- Sala de Acolhimento para os pais/responsáveis – Onde ficam em espera e são acionados sempre que necessário.

- Projeto Buddy – Uma criança da mesma turma ou corredor, de maneira voluntária, “recebe e cuida” do colega que é novato na escola até que este se sinta mais confortável.

- Assistência – A equipe composta por Psicóloga Escolar, Orientadora Educacional, Coordenadora, Assistente de Coordenação e Diretora estão sempre disponíveis para auxiliar no processo.

- Rotina leve e atrativa – Os primeiros dias são planejados para que sejam divertidos e com horário reduzido, visto que os pequenos ainda não desenvolveram noção temporal.

 

Hora do Desfralde

O desfralde é um processo que depende de alguns fatores que devem ser observados com zelo: as crianças costumam dar pequenos sinais, os pais precisam estar seguros de que é o momento e a escola precisa ser parceira nesse processo e, acima de tudo, os envolvidos devem oferecer à criança um ambiente seguro e estimulante para que ocorra de maneira natural, respeitosa e no tempo da criança.

 “É preciso ficar claro que o desfralde faz parte do processo de crescimento da criança. Aqui, o tempo deles é respeitado, algumas atividades são planejadas para favorecer o desfralde como: contação de histórias de referência, encorajamento da parte dos adultos e dos colegas, estímulo ao uso do vaso sanitário, atividades motoras que auxiliam no controle sobre os esfíncteres (estruturas responsáveis pela expulsão das fezes e da urina) e respeito e naturalidade em situações onde ocorrem os escapes.  E, por fim, muita celebração quando a conquista acontece”, explica Vanessa.

 

Alimentação infantil

No Seriös existe o auxílio nas refeições, o estímulo ao contato e consumo de novos alimentos e ao consumo de nutrientes como carboidratos, proteínas e vitaminas tão importantes para a saúde e para reposição da energia que as crianças gastam ao longo do dia.

Na hora do almoço, os pequenos têm contato com o cardápio e até a apresentação dos alimentos é feita de maneira a estimular o consumo. Na hora do lanche, há uma sequência inegociável que começa pela fruta. Nas aulas de gastronomia, a experimentação é feita de maneira sutil, mas encorajadora.

E, no que diz respeito a alguma restrição ou alergias alimentares, o Seriös sempre busca uma alternativa para que não haja prejuízo ou constrangimento. Tudo isso gera resultados satisfatórios e causa um impacto relevante na alimentação das crianças, o que é comprovado pelas famílias que compartilham com a escola suas alegrias.

 Colégio Seriös

Infraestrutura

O Seriös é uma escola rica em estrutura e laboratórios, como os de Ciências, Circo, Gastronomia, Marcenaria, Ateliê de Artes, Cinema e Fotografia, Música, Quadras, Kombiteca, Sala de Estudos, Biblioteca, horta vertical e horizontal, Salas de Danças, de Teatro e, conta ainda com o Parque da Cidade como quintal, onde são realizadas atividades de Biologia e Geografia, piquenique, Festa da Família, passeio ciclístico, e até mesmo ação para que os alunos possam soltar pipa.

 Colégio Seriös

Diferenciais da escola

Referência em relação ao ensino do Inglês, o Seriös alcançou reconhecimento nacional ao tornar-se campeã da edição 2022 da British English Olympics (BEO), uma competição acadêmica e artística-cultural, realizada em língua inglesa anualmente na Inglaterra.

Além disso, o colégio foca no protagonismo onde cada estudante participa do processo de aquisição de conhecimento de maneira ativa, podendo contribuir, sugerir, organizar e construir. Conta com atividades que auxiliam na identificação da própria identidade e na promoção da autonomia, promove a parceria com as famílias, o estímulo à leitura; possui um processo de alfabetização personalizado e valoriza o que as crianças trazem de conhecimentos prévios, a partir das experiências vividas em seus outros meios sociais e espaços.

O Seriös conta ainda com aprovação nas melhores universidades federais e em estrangeiras. E está entre as cinco melhores escolas no Enem 2022.

Esse conteúdo foi feito em parceria com

Colégio Seriös


Conheça mais