Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde do Bebê
Urologista pediátrico: quando procurá-lo?

2 de maio de 2017

Urologista pediátrico: quando procurá-lo?

Só quem é mãe ou pai sabe o quanto é angustiante quando um filho fica doente, mais ainda se for alguma doença que precise de cirurgia. Quando essas patologias envolvem o aparelho urinário e/ou genital de uma criança, é um urologista pediátrico que deve ser consultado, pois é esse o profissional que está preparado para tratá-la da melhor maneira possível.

“O urologista pediátrico tem uma formação dedicada a entender todas as particularidades de uma criança, afinal ela não é um adulto pequeno, e sim um outro ser, totalmente diferente e individualizado”, ressalta o especialista em Cirurgia e Urologia Pediátrica Dr. Augusto César Gadelha de Abreu Filho.

Ele explica que as doenças do aparelho urinário e genital das crianças são as mais variadas e podem ser congênitas (que já nascem com a criança) ou adquiridas com o crescimento delas.

Podem ser patologias mais simples, com tratamento e cirurgias menos complexas, como as hérnias, fimoses e criptorquidia (testículos que não desceram), ou mais complicadas, como obstruções dos ureteres (canais que levam a urina dos rins para a bexiga) ou malformações na uretra (canal que leva a urina da bexiga para o meio externo).

Há ainda doenças graves nos rins e bexiga que podem levar, inclusive, à necessidade de transplante renal. Ou ainda aquelas relacionadas a malformações genitais que podem influenciar em alterações sexuais e psicológicas graves.

“Muitas dessas doenças são diagnosticadas ainda no ultrassom da mãe e por isso é importante ela procurar o urologista pediátrico antes mesmo de o bebê nascer, para que ele possa lhe passar todas as orientações a serem tomadas antes e depois do nascimento e, principalmente, tranquilizá-la”, orienta o especialista.

Em outros casos, as doenças são totalmente assintomáticas e são diagnosticadas em exames de rotina. Mas o principal sintoma de alerta dessas doenças, segundo o Dr. Augusto, são as infecções urinárias, as quais devem ter sempre suas causas investigadas.

“Todas essas patologias, se abordadas precocemente por profissionais especializados, como o urologista pediátrico, terão, na sua maioria, resoluções satisfatórias com crianças saudáveis e famílias felizes”, destaca.

 

 

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS