Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde do Bebê
Sono das crianças: saiba por que ele é tão importante

6 de Março de 2017

O sono é importante para o crescimento e desenvolvimento normal da criança. Se ele não for adequado, problemas podem surgir

Sono das crianças: saiba por que ele é tão importante

Na Pediatria existe uma subespecialidade, a Puericultura, que é uma ciência que estuda os cuidados com o ser humano em desenvolvimento, priorizando a prevenção. Nela, são averiguadas condições de diversas áreas do desenvolvimento do seu filho (veja quadro*) em ações que buscam a detecção precoce dos mais diferentes distúrbios que possam perturbar seu equilíbrio biopsicosociocultural, e o sono é uma delas. “O sono é importante para o crescimento e desenvolvimento normal da criança. Se ele não for adequado, diversos sintomas e dificuldades podem aparecer. O sono da infância difere muito do adulto, e a quantidade normal varia bastante de uma criança para outra e também de acordo com sua faixa etária”, explica o pediatra Dr. Marcelo Lobo.

Para os pais, geralmente acostumados a dormir continuamente, entrar de repente no horário do bebê pode ser bem difícil e estressante, não sendo incomum o surgimento de um ambiente repleto de tensão, onde, para evitar as frustrações do horário de descanso, aparecem comportamentos inadequados que perpetuam ainda mais as dificuldades de dormir. “E ao contrário da crença popular, as crianças não irão melhorar com o passar do tempo se não interferirmos de forma adequada e agradável neste processo”, alerta o pediatra.

Procure respeitar os horários de dormir e ofereça períodos regulares de descansos diurnos de acordo com a idade do seu filho. Estabeleça uma rotina curta e agradável que o direcione para seu ambiente de sono e procure ensiná-lo a adormecer sozinho. Nas consultas de Puericultura procure conversar sobre como vocês têm agido em relação à rotina do sono do bebê e relate as dificuldades encontradas, pois conhecendo a fisiologia do sono e as características comportamentais de cada idade o pediatra poderá orientá-los a assumir algumas atitudes positivas que poderão ser úteis.

“Uma criança que dorme bem terá melhores condições de se desenvolver de forma saudável. E não se esqueçam de que quanto menor a agitação e maior a tranquilidade do ambiente, mais fácil será o processo”, aconselha.

*Estado Nutricional • História Alimentar • Crescimento • Estado Vacinal • Desenvolvimento Neuropsicomotor • Desempenho Escolar • Atividade Física • Capacidade Visual • Condições do Meio Ambiente • Cuidados Domiciliares Desenvolvimento da Sexualidade • Sono  Função Auditiva • Saúde Bucal

Você sabia que pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita do lactente? Basta tomar os seguintes cuidados: colocar seu bebê para dormir de barriga para cima, oferecer leite materno exclusivo até o sexto mês, não fumar dentro de casa, não agasalhar demais o bebê e deixar brinquedos e almofadas fora do berço.

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS