Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde da Mamãe
Sensibilidade e dor ao amamentar: existe solução?

1 de julho de 2019

É importante que desde a gestação sejam oferecidas orientações para que a mulher possa saber quando buscar ajuda

Sensibilidade e dor ao amamentar: existe solução?

O início da amamentação é uma adaptação entre mãe e bebê, e a sensibilidade já pode ser sentida desde a maternidade. Mas o que é dor e o que é sensibilidade? A sensibilidade no início da amamentação é normal, os mamilos estão mais sensíveis, ganham elasticidade aos poucos, e retornam a níveis normais de sensibilidade durante todo o tempo da amamentação.

Já quando ocorre a dor, muitas podem ser as causas, afirma a enfermeira especialista em pediatria e cuidados neonatais Valéria Moro Maieski, consultora em amamentação da Nova Nutriz. “Uma dor persistente nos mamilos é aquela que permanece por mais de duas semanas, e que não está associada a uma causa que provoque dor aguda ou mastite”, explica. Por outro lado, as lesões mamilares, as chamadas “rachaduras” ou “fissuras” ocorrem em níveis diferentes de profundidade: superficiais, parcialmente erosivas e as mais profundas.

Segundo Valéria, muitas são as situações que podem causar dor ou ocasionar lesões mamilares: posicionamento e pega incorretos; variações anatômicas do mamilo; traumas mecânicos; cirurgias de mama; uso de pomadas; vasoespasmo; bloqueio de ducto; infecções bacterianas, fúngicas ou virais e dermatoses. Há ainda fatores associados ao bebê, como sucção disfuncional, freio lingual curto e variações anatômicas de língua, lábios, mandíbula e palato.

A dor mamilar rotineira, que ocorre durante a mamada, geralmente na base do mamilo, pode estar associada ao trauma. “É importante que desde a gestação sejam oferecidas orientações para que a mulher possa saber quando buscar ajuda, para que o problema não se agrave e ocorra um desmame precoce”, reforça Valéria.

Ajuda
A Nova Nutriz dispõe de serviço especializado para iniciar o processo de educação e preparo da amamentação da gestante, desde o pré-natal. Além desse preparo, são oferecidas as consultas de aconselhamento no pós-parto na maternidade, domicílio ou consultório.

Outras consultorias: planejamento do aleitamento para mães adotivas; resgate da amamentação; melhoria da produção de leite materno; laserterapia mamilar e pós-parto; laserterapia sistêmica (ilib); amamentação e retorno ao trabalho; desmame noturno; desmame total; transição do peito para mamadeira/copinho; desapego da chupeta; desfralde; transição berço-cama; sono materno-infantil.

Outros serviços: aluguel de ordenhadeiras; visita de acompanhamento no pós-parto; drenagem linfática da gestação ao pós-parto; cuidados ao bebê e teste da linguinha; furinho de orelha e auriculoterapia; palestras; curso para gestantes personalizado para pequenos grupos; oficina prática em amamentação e cuidados infantis.

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS