Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde do Bebê
Respirar pela boca pode afetar o sono da criança?

24 de novembro de 2017

Confira os maléficios que a respiração bucal pode trazer para a criança e como tratá-los

Respirar pela boca pode afetar o sono da criança?

Seu filho acorda muito durante a noite, tem insônia, pavor noturno, faz xixi na cama, tem o sono inquieto, range os dentes, ronca, respira pela boca, baba e tem olheiras? Todos esses sintomas indicam distúrbios do sono, que podem trazer irritabilidade, cansaço durante o dia e dificuldade em se concentrar, o que, consequentemente, leva ao baixo rendimento escolar. Na maioria das vezes, o problema ocorre porque a criança está respirando pela boca, devido, principalmente, às obstruções respiratórias, como adenóides, rinite e sinusite.

A ortodontista da iCeo Kids, Dra. Paulene Cardoso, acrescenta que o hábito de respirar de boca aberta ocorre também pelo uso de chupeta, mamadeira ou por chupar o dedo por tempo prolongado. Outra causa para a respiração bucal, completa a especialista, é o padrão genético da face, do “céu da boca estreito”, dos dentes para fora e, principalmente, o queixo estar para trás (retrognatismo mandibular). “São diferenças que podem dificultar o fechamento de lábio e alterar a postura de língua, o que impede a criança de ter padrão respiratório normal”, pontua. Sete em cada 10 crianças respiram pela boca, informa a Dra. Paulene. Além dos distúrbios do sono já apontados, a respiração bucal pode provocar ainda o aumento de cáries e gengivite, devido à diminuição da saliva, ressalta a odontopediatra da iCeo Kids Dra. Luciene Carvalho.

Check-up digital preventivo de hábitos bucais e distúrbios do sono

 

A equipe da iCeo Kids oferece o CHECK-UP DIGITAL PREVENTIVO DE HÁBITOS BUCAIS E DISTÚRBIOS DO SONO, cujo resultado pode indicar tratamento a ser feito com equipe multidisciplinar que envolve otorrino, fonoaudióloga, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas e pedagogas. “Na parte da Ortodontia, detectado o problema, temos tratamentos com aparelhos preventivos ortopédicos e funcionais que ajudam no crescimento dos ossos do céu da boca, melhoram o padrão de respiração, evitam o ronco e ajudam o sono das crianças para melhorar qualidade de vida de toda a família”, destaca a Dra. Paulene.

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS