Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Compras
Quarto de bebê: moderno ou provençal, o que mais combina com você?

5 de junho de 2018

Entenda as características desses dois estilos e saiba que tipo de móveis e adornos comprar para o quarto do seu filho

Quarto de bebê: moderno ou provençal, o que mais combina com você?

Montar o quartinho do bebê é uma realização pessoal para mamãe. É ela quem vai definir o estilo como tudo vai ser decorado. Ela pode partir tanto para uma linha mais moderna, como para algo mais clássico, provençal. Depende de suas preferências. Para te ajudar na escolha, conversamos com a designer da Baby Happy, Suzana Luiza Lemes Gomes, que é responsável por preciosas dicas por quem opta por comprar móveis e artigos decorativos na loja, umas das maiores do segmento, em Goiânia. Confira:

Quarto Moderno

Quarto-moderno-2 Quarto de bebê: moderno ou provençal, o que mais combina com você?

A decoração moderna possui características fundamentais como: ordem, simplicidade, funcionalidade, sobriedade e elegância. Seus móveis devem ser atuais, com desenhos de linhas retas, tons claros e poucas texturas.

Alguns elementos que podem tornar a decoração de seu quarto moderna são: camas com canapés, estantes versáteis, materiais de aço inoxidável, madeira brilhante, cristal e acrílico. Suzana explica que trata-se de uma opção coringa na hora de organizar ambientes pequenos, pois apresenta a funcionalidade como uma de suas características. Os móveis devem ser versáteis, com utilidades que ajudam a organizar o espaço, sem perturbar a harmonia do ambiente.

Ela destaca que, em geral, quartos modernos possuem cores neutras, combinadas com poucos elementos com tons mais vivos, como cortinas, almofadas, roupas de cama, estantes. As cores são sólidas, com um espaço especial para estampas de figuras geométricas. “O ideal é não utilizar mais de três cores no ambiente”, pontua.

Dentro do estilo moderno, no âmbito infantil, muito se fala sobre o quarto montessoriano, um estilo de quarto totalmente voltado para o desenvolvimento individual da criança. Criado em 1907 pela primeira médica mulher na Itália, Maria de Montessori, o quarto é todo formulado do ponto de vista da criança. O espaço deve ser preparado para que ela possa se movimentar com segurança e independência, tendo tudo ao seu alcance.

Por isso, ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade. Para despertar o interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que eles sejam oferecidos em esquema de rodízio e trocados a cada 15 dias.

Quarto-moderno Quarto de bebê: moderno ou provençal, o que mais combina com você?

Quarto Provençal

Provençal-1 Quarto de bebê: moderno ou provençal, o que mais combina com você?

O estilo provençal mistura e combina elementos românticos, rústicos e sofisticados e por esse motivo possui características singulares. “Sua vertente romântica é marcada pela presença de flores, tons claros e objetos delicados e suaves, já o lado rústico se apresenta em forma de madeira e de móveis envelhecidos, enquanto a sofisticação pode ser observada nos espelhos e nos lustres, por exemplo”, explica a designer Suzana.

A decoração provençal tem a leveza como característica, então, dessa forma, não faz uso de cores muito fortes e escuras. Os tons pasteis são marcados pela suavidade e pela delicadeza e estão sempre presentes em decorações provençais.

Móveis antigos, com pintura pátina, tons claros e com bastante detalhes em marcenaria trazem a sensação de aconchego e delicadeza nos pequenos detalhes. “Os móveis de madeira são uma boa opção para se manter dentro do estilo e você pode escolher berços marrons ou brancos e que não fujam da linha clássica”, aconselha a profissional.

Provençal-18 Quarto de bebê: moderno ou provençal, o que mais combina com você?

As flores podem ser incorporadas na decoração provençal por meio do uso de papéis de parede, quadros com imagens de flores, revestimentos nos sofás e poltronas ou nos tecidos de mantas e almofadas.

Os lustres e pendentes são objetos muito associados aos palácios franceses e por isso se fazem sempre presentes no estilo provençal. São itens elegantes e sofisticados para decorar quartos e salas e além disso, colaboram para ambientes claros e iluminados. “Decore o quarto com molduras, brinquedos, caixas e outros itens que sejam leves e delicados”, acrescenta.

A opção mais óbvia para decorar um quarto de bebê dentro do estilo provençal é ir pelo caminho romântico e por isso pode-se pensar que esse estilo é voltado para quartos femininos, mas isso não é verdade, afirma Suzana. Os quartos de bebê pedem por decorações em tons pasteis, como rosa, azul e amarelo, ou em branco e essas cores podem ser exploradas criando ambientes românticos, clássicos ou rústicos de acordo com a intenção dos pais da criança tanto para meninos quanto para meninas.

Provençal-menino Quarto de bebê: moderno ou provençal, o que mais combina com você?

Os elementos para você montar esses quartos lindos, em qualquer estilo, você encontra na Baby Happy!

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS