Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde do Bebê
Por que crianças que fazem bagunça aprendem mais?

19 de Março de 2019

É importante perceber que as crianças podem estar fazendo muito mais que uma algazarra momentânea

Por que crianças que fazem bagunça aprendem mais?

Crianças bagunceiras, que espalham os brinquedos pelos quatro cantos da casa ou que mexem e remexem na comida na hora das refeições, aprendem mais rápido e se desenvolvem melhor. Foi essa a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, quanto mais a criança for bagunceira e ficar brincando com a comida, especialmente em cadeiras altas, mais ela está aprendendo. O estudo foi realizado com 72 bebês de 16 meses, utilizando 14 alimentos não-sólidos, tais como pudim, suco e sopa.

Na primeira etapa, foram apresentados aos pequenos os itens com palavras inventadas, como “dax” ou “kiv”. Depois, pediram às crianças para que identificassem a mesma comida em diferentes tamanhos, formas e texturas.

A conclusão foi que as crianças que mais interagiram e desarrumaram os alimentos foram aquelas que conseguiram associar os itens aos nomes criados pela equipe de pesquisadores.

Para os pais fica a dica: em vez de esbravejar com o pequeno toda vez que ele joga comida no chão ou deixa tudo bagunçado depois da refeição, é importante perceber que as crianças podem estar fazendo muito mais que uma algazarra momentânea. Ou seja, elas são capazes de alternar o foco de atenção, inclusive da maneira como aprendem as pequenas coisas – o que significa que estão no caminho certo para o desenvolvimento.

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS