Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde do Bebê
O que os pais devem fazer quando o bebê não dorme bem?

12 de Abril de 2019

O sono dos bebês merece tanto cuidado quanto a alimentação

O que os pais devem fazer quando o bebê não dorme bem?

As mamães sabem: se o bebê não dorme bem, todos em casa também sofrem com a privação de sono, um dos momentos mais difíceis da maternidade. Sem falar nos malefícios que isso traz para o crescimento da criança. Por isso, o sono dos bebês merece tanto cuidado quanto a alimentação, pois é quando dormem que o cérebro trabalha para garantir os processos de aprendizagem é nesse momento também que eles recuperam energia, organizam a memória e fortalecem o sistema imunológico.

“Para os bebês uma boa qualidade de sono garante um desenvolvimento físico e cerebral saudáveis, sendo os três primeiros anos os mais importantes”, afirma a consultora do sono infantil Renata Alcântara, profissional que ajuda papais e mamães a organizarem melhor a rotina do bebê com o objetivo de melhorar a qualidade de sono de toda a família.

“Como consultora do sono meu principal objetivo é transmitir conhecimento sobre a importância do sono e da rotina na vida do bebê, educando e informando os pais para que possam tomar as decisões certas em relação ao sono de seu filho. É um trabalho muito bonito que capacita mães e pais a lidarem com questões antes desconhecidas sobre o sono, trazendo mais harmonia e tranquilidade à família”, relata Renata.

O bebê precisar dormir bem para que seus dias se encham de energia, alegria e leveza. Sintonia, comunicação, foco e consistência são palavras-chave no trabalho de reeducação do sono. Ela explica que o método utilizado é de acolhimento e repetição. “Uma forma gentil e carinhosa de aprendizado, por isso sempre que o bebê chorar vai poder ser consolado e acalmado, jamais deverá ser deixado chorando sozinho no quarto”, pondera Renata.

Assim, os pais e cuidadores têm papel fundamental nessa aprendizagem tendo todo suporte e acolhimento necessários para fazer a adaptação do seu bebê com tranquilidade e amor. “Todos devem fazer parte deste aprendizado rumo a uma melhor qualidade de sono.”

Quando a consultora do sono pode ajudar?
• Seu bebê trocou a o dia pela noite?
• Seu filho acorda muito durante a noite e nenhuma questão física explica isso?
• Não consegue montar uma rotina adequada?
• Seu bebê não faz sonecas? Quando faz, as sonecas são curtas?
• Precisa levantar muitas vezes à noite para ajudar seu bebê a achar a chupeta?
• Seu bebê só mama no peito? E você está acordando diversas vezes para acalmá-lo?
• Estou grávida e quero me preparar para ensinar meu bebê a ter bons hábitos de sono!

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS