Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde do Bebê
O bebê sofre com o nascimento dos primeiros dentinhos?

4 de junho de 2018

Conheça os sintomas que a erupção dos dentinhos pode provocar no seu filho e saiba como minimizar os incômodos

O bebê sofre com o nascimento dos primeiros dentinhos?

Está lá! Uma minisserrinha branca enfeitando a boca do seu bebê. A empolgação por mais uma fase no desenvolvimento do pequeno é acompanhada também de preocupação, afinal a erupção dos primeiros dentinhos incomoda a criança? Segundo a odontopediatra Dra. Alline Kelry, existe uma variação muito grande de sintomas gerais associados ao irrompimento de dentes decíduos, tais como febre, falta de apetite, erupção cutânea, coriza, aumento da salivação, diarreia fraca, entre outros.

A febre (se for baixa, em caso de febre alta, outras causas devem ser pesquisadas) pode aparecer no momento em que o dente penetra na mucosa bucal. Já a salivação excessiva pode estar relacionada diretamente com a dor e o desconforto experimentados pela criança no período de erupção ou, também, porque ocorrem mudanças na qualidade da saliva, acompanhadas por maturação recente das glândulas salivares, aumentando sua viscosidade e dificultando a deglutição.

Outro sintoma comum de ser observado durante a erupção dos dentes decíduos, aponta a odontopediatra, é a diarreia, acompanhada de febre e irritabilidade. Sono agitado, alterações no hábito de despertar à noite ou mesmo sono diurno também são situações frequentemente encontradas. Poucos dias antes do irrompimento do dente na cavidade oral ocorre, em geral, edema local e eritema gengival.

A Dra. Alline ressalta que existem outros sintomas registrados em menor frequência, como corrimento nasal, erupção cutânea, redução do apetite, tosse, urina com odor forte, e coceira auditiva.

O que fazer para amenizar o desconforto?

  1. Ofereça mordedores ao seu bebê. Eles devem ser de material apropriado colocados na geladeira, pois provocam isquemia na gengiva, diminuindo o desconforto. Mas cuidado para não congelar o mordedor, ele deve ser apenas resfriado.
  2. Se o bebê tem mais de 6 meses, frutas geladinhas, alimentos que coçam os dentinhos, como torradas, biscoito de arroz, cenoura crua, entre outros, também podem ajudar muito.
  3. Leite materno congelado em formato de sorvetinho é super eficaz.
  4. Massagem na gengiva com dedeira de silicone ou com uma fraldinha ajudam a amenizar os desconfortos.

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS