Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde do Bebê
Mitos e verdades sobre o recém-nascido

25 de Abril de 2017

São muitas dúvidas e preocupações com o bebezinho que vai chegar. Mas não se desespere! Tire suas dúvidas com a especialista

Mitos e verdades sobre o recém-nascido

É bastante comum que recém-mamães ou ainda gestantes recebam muitos conselhos e dicas sobre como cuidar do bebê. Todo mundo tem um “jeitinho” para ensinar, uma receita caseira para passar e ainda existem as “técnicas” que os mais antigos utilizavam. Tudo isso pode deixar a futura mamãe sem saber o que realmente deve fazer. São muitas dúvidas e preocupações com o bebezinho que vai chegar. Mas não se desespere! Com atenção, cuidado e informação é possível cuidar muito bem do recém-nascido. Como esses cuidados diários estão envoltos de mitos, o que pode acabar colocando em risco a segurança do bebê, convidamos a pediatra e gastropediatra Dra. Clara Campos Fernandes para esclarecer os mitos e verdades mais comuns sobre os cuidados com o recém-nascido. Confira:

O bebê deve ser amamentado assim que nasce?

Verdade. Amamentar na primeira hora de vida, a chamada “hora de ouro”, traz benefícios para a mãe e para o bebê: ajuda na recuperação do útero da parturiente, fortalece o vínculo entre a mãe e o recém-nascido e aumenta o sucesso da amamentação.

A mamãe não pode lavar o cabelo após o parto?

Mito. A mamãe já pode lavar os cabelos tão logo se recupere da anestesia. No entanto, é importante lembrar que talvez seja necessária ajuda para a mãe tomar o primeiro banho, pois pode estar mais fraca e menos disposta nessas primeiras horas após o parto.

É preciso cortar as unhas do bebê logo após o nascimento?

Mito. Recomenda-se esperar a alta hospitalar para cortar as unhas do bebê, bem como para furar as orelhas quando se deseja colocar brincos, a fim de evitar infecções hospitalares associadas a esses procedimentos.

O umbigo do bebê deve ser coberto até que caia?

Mito. O coto umbilical deve ser limpo com água e sabonete, durante o banho, e com álcool 70% após secar o bebê. O uso de faixa ou outros produtos recomendados antigamente para cobrir o coto estão contraindicados.

O bebê deve dormir de lado para evitar refluxo?

Mito. O bebê deve ser colocado para dormir de barriga para cima. Esta posição é segura tanto se o bebê golfar como na prevenção da morte súbita do lactente, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Bebês que tomam banho antes de deitar dormem melhor?

Depende. É importante criar uma rotina, chamada higiene do sono. Alguns bebês ficam mais acordados após o banho, mas a maioria relaxa, o que ajuda a iniciar o sono.

O bebê precisa de produto específico para o banho?

Verdade. O produto deve ser específico para bebês, não se devendo usar produtos para adultos.

O bebê sente muito frio?

Isso é relativo. O recém-nascido não tem um bom controle da temperatura do corpo, o que só vai ocorrer por volta de um mês de vida, em geral devendo ficar mais agasalhado. Porém, deve-se levar em consideração a temperatura ambiente e evitar o aquecimento excessivo do bebê.

É preciso ter muito cuidado para não encostar na moleira do bebê?

Mito. Não há dúvida de que a moleira, chamada fontanela, é uma área mais delicada, mas é importante que os pais não tenham medo de encostar nessa região. Conhecer quando a moleira está normal ajuda os pais a identificarem alterações que possam ajudar a diagnosticar precocemente algumas doenças.

O recém-nascido acorda várias vezes durante a noite para mamar?

Verdade. A amamentação deve ser feita de acordo com a demanda do recém-nascido. Habitualmente, ele acorda a cada 3 horas para mamar, mas não há uma regra.

Existe leite materno fraco?

Mito. Cada mãe produz o leite específico para o seu filho, contendo nutrientes e anticorpos importantes para o crescimento e a proteção do bebê. Se o recém-nascido não estiver crescendo adequadamente, podem ser necessários ajustes na amamentação, mas isso certamente não se deve a um “leite fraco”.

O chá de picão faz bem para melhorar o recém-nascido amarelinho?

Mito. O chá de picão não deve ser usado nos bebês nem para banho nem para tomar, assim como nenhum outro chá. O que se recomenda para o tratamento da icterícia é o banho de sol, mas a avaliação do pediatra é essencial para verificar a necessidade de outros tipos de tratamento ou para diagnosticar outras causas de icterícia.

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS