Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde da Mamãe
Maternidade Amparo investe na prevenção de infecções hospitalares

13 de junho de 2018

A unidade de saúde, especializada em Ginecologia e Obstetrícia, é referência estadual no baixo índice de contaminação hospitalar

Maternidade Amparo investe na prevenção de infecções hospitalares

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Maternidade Amparo em Goiânia trabalha constantemente para aplicar as inovações do tema no ambiente de trabalho da unidade de saúde. Mensalmente, a comissão realiza cursos de capacitação técnica para os profissionais envolvidos na rotina dos pacientes, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, maqueiros e funcionários do Centro Cirúrgico, além de participar de palestras extracurriculares para aperfeiçoar as atividades da comissão. Em maio, os membros da CCIH participaram de uma oficina sobre novas técnicas de limpeza de instrumentos do centro cirúrgico e UTI neonatal.

A médica infectologista responsável pela comissão na Maternidade Amparo, Dra. Ana Carolina David Lemes, explica a importância de controlar as infecções no ambiente hospitalar. “A infecção hospitalar é uma das causa de mortalidade entre pacientes hospitalizados e as ações desenvolvidas para seu controle têm grande importância na promoção da saúde e segurança da paciente”, argumentou Lemes.

A enfermeira-chefe da CCIH da Maternidade Amparo, Marina Nascimento Silva, pontua o avanço constante da medicina. “O trabalho de reciclagem intelectual precisa ser constante, alinhado ao avanço de técnicas e informações sobre novas infecções. Por isso, os membros da comissão precisam estudar frequentemente e participar de novos cursos o tempo todo”, disse Marina.

O órgão também atua no controle de infecções já instaladas. “Não podemos deixar que a infecção de um paciente contamine outro na unidade hospitalar. Cada um apresenta um quadro singular e responde de forma única aos agentes infecciosos. Para um paciente pode ser rápido, mas para outro pode levar a óbito”, explicou a Dra. Ana Carolina.

O que é a CCIH?

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH é um órgão de assessoria a autoridade máxima da instituição de saúde e tem por finalidade a execução das ações de controle de infecção hospitalar. A comissão deverá periodicamente aprovar o Programa de Controle de Infecção Hospitalar e garantir a execução do mesmo. Cada unidade de saúde deve instalar a sua comissão, conforme regulação do Ministério da Saúde.

Dra.-Ana-Carolina Maternidade Amparo investe na prevenção de infecções hospitalares

Dra. Ana Carolina David Lemes 

Médica Infectologista

Enfermeira-Marina Maternidade Amparo investe na prevenção de infecções hospitalares

 Marina Nascimento Silva

Enfermeira-chefe da CCIH

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS