Política de Privacidade Como Anunciar
Dicas do Enxoval Quando Vai Nascer Seu Bebê na Capa Ver Todos
Filtrar por Semana de Gestação
Crescimento Infantil
Lições que a história da Chapeuzinho Vermelho traz para as crianças

7 de agosto de 2019

Reflexões para garantir a segurança dos pequenos

Lições que a história da Chapeuzinho Vermelho traz para as crianças

Mesmo sendo muito conhecida, raramente paramos para pensar nas lições que a história da Chapeuzinho Vermelho ensina, e o quanto elas são importantes. E não é apenas esse conto que pode contribuir com a segurança das crianças. Existem muitas outras histórias infantis importantes no aprendizado delas.

Veja aqui algumas lições importantes, que a história da Chapeuzinho Vermelho traz para as crianças!

  1. Ensina a não confiar em estranhos

Infelizmente, nem todas as pessoas possuem boa intenção e a moral mais clara dessa história é justamente não confiar em estranhos. No caso, a floresta simboliza um ambiente fora do comum para a criança e o lobo mau representa as pessoas com má intenção que podem encontrar pela vida.

  1. Não compartilhar informações pessoais

Na história, a menina compartilha informações pessoais de onde estava indo e com que intenção, o que permitiu o plano do lobo mau. As informações pessoais, que muitas vezes a criança acha que não tem problema nenhum compartilhar, pode ser utilizada para as ferir ou colocá-las em perigo. Atualmente, essa lição pode ser aplicada também nas redes sociais, bem como na vida real.

  1. Nunca confiar em estranhos

O lobo mau convenceu a menina a seguir por um caminho diferente do que ela conhecia, e que sua mãe tinha a orientado, aproveitando que a menina estava baixando sua guarda e confiando nele. A história também mostra a sempre manter-se alerta para evitar entrar em situações perigosas, além de não confiar em estranhos.

  1. Obedecer aos pais

A orientação da mãe de Chapeuzinho foi que tomasse cuidado e que não saísse do caminho conhecido. Ao desobedecer a mãe, e dar ouvidos ao lobo, a confusão central da história aconteceu, causando perigos à avó e à menina. Um dos ensinamentos que passa às crianças é sempre obedecer a seus pais ou responsáveis.

  1. Para os pais: uma lição extra

Não só para as crianças, mas Chapeuzinho Vermelho também traz uma lição extra aos pais. Mesmo que a situação pareça segura o suficiente, nunca acredite que seu filho estará totalmente seguro. Por mais que a mãe de Chapeuzinho tenha dado instruções claras, não preveniu o perigo à vida dela. É importante para que os pais saibam que, não importa quão responsável o filho seja e quão segura a situação pareça, sempre poderá haver perigos.

O fortalecimento do vínculo familiar é um grande aliado

O vínculo familiar entre pais e filhos contribuí para que situações como esta sejam evitadas. Tirar um momento do dia para estarem juntos, proporcionará uma segurança verdadeira, além de contribuir com o desenvolvimento emocional. A literatura, seja oral ou escrita, também pode ser uma boa opção para a aproximação.

Uma forma prática e acessível para ouvir histórias é utilizar o Youtube!

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS