Cuidar de uma criança pode não ser fácil, exige cuidados, atenção, diálogo. Mas o que fazer se seu filho der birra no meio do shopping? Separamos algumas dicas para os momentos de emergência em que as mamães não sabem como agir. Confira:
1. Birra em locais públicos

Você saiu para passear com seu filho e de repente ele se contraria e começa a fazer um escandâlo. A primeira reação da mãe costuma ser ceder à vontade da criança, assim ela para de chorar. Porém, esse atitude a longo prazo só vai piorar a situação. Se abaixe na altura da criança, com firmeza segure os bracinhos e diga para ela parar de gritar e chorar. Depois a distraia com outro assunto, mostre algo interessante, conte uma história.

2. Não quer tomar remédio

O remédio é amargo e não adianta, a criança se recusa a tomar. Calma, apenas dê sorvete, geladinho ou uma pedra de gelo para ela chupar, assim as papilas gustativas adormecem e ela não sente mais o gosto ruim.

3. Nada de se alimentar

Você está na casa de amigos ou de um parente não muito legal, de repente seu filho se recusa a comer, diz que não gosta da comida e te passa a maior vergonha. Olhe para ele e explique por que precisa comer, depois use a imaginação para persuadi-lo. Por exemplo, tente pré-selecionar os alimentos que ele mais gosta, conte uma historinha em que os alimentos são os personagens ou ali na hora improvise e monte um prato devertido.

4. Se recusa a entrar na escola

Todo mundo atrasado e seu filho se recusa a entrar na escola. O primeiro passo é acalmá-lo, dê um abraço, diga coisas positivas. Depois converse com ele, conte uma historinha sobre estudar. Você pode chamar a professora e acompanhá-los até a sala de aula, chegando lá, faça com que a criança se distraia, brinque com algo, desenhe. Fale para ele que irá voltar e que qualquer coisa a professora pode ligar para os pais. Enquanto ele tiver concentrado em outra atividade.

5. Dente nascendo, choro na certa!

Os dentinhos estão nascendo e na hora de sair de casa é uma choradeira só. Faça um kit dentinho:

  • colar de âmbar tem propriedades naturais da pedra que, entre outras coisas, acalma o bebê. Mas supervisione para que a criança não corra o risco de enrolar o colar no pescoço.
  • mordedores distraem a criança e diminuem a coceira nas gengivas.
  • palitinhos de cenoura geladinhos são fáceis de levar, dê uma para o bebê e pronto. Ele se acalma e se distrai.

6. Saída da praia ou pracinha

Você brincou com seu filhote mas na hora de ir embora ele está todo sujo de areia. Esfregar com toalha pode machucar. A melhor dica para tirar a areia que insiste em ficar grudada nos pezinhos e dobrinhas dos bebês sem machucá-los é jogar um pouco de talco e dar leves batidinhas. Pronto!

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *