Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde da Mamãe
Conheça os benefícios de praticar Pilates na gravidez

23 de novembro de 2017

Exercícios são aliados para prevenir dores e desconfortos que chegam com a gestação

Conheça os benefícios de praticar Pilates na gravidez

Alguns tipos de dores e desconfortos fazem parte do pacote de mudanças no corpo que chegam com a gravidez. Para preveni-los ou até mesmo evitá-los o Pilates para gestantes é um grande aliado. De baixo impacto, o exercício pode ser iniciado já no começo da gravidez, desde que haja liberação do seu obstetra. Especialista na área há 15 anos, a fisioterapeuta Dra. Cristina Neves explica que a cada trimestre o repertório de exercícios, os cuidados e as prioridades adotadas são modificados para oferecer os benefícios esperados.

Por exemplo, nos primeiros três meses, existe o cuidado de se iniciar exercícios de força e condicionamento muscular somente quando se estabelece, por meio de ultrassom, como está a implantação placentária. Entretanto, normalmente nessa fase as grávidas sentem muito enjoo e sono e esses sintomas devem ser respeitados para o bem-estar das alunas.

Já o segundo trimestre é marcado por uma fase de bem-estar. É o momento de se estabelecer o que cada gestante precisa trabalhar com mais especificidade segundo sua postura, seu corpo, seu histórico de atividades físicas e suas pretensões para a gravidez e o parto. “Várias posições podem ser adotadas com exceção da deitada de barriga para baixo e dependurada.”

No terceiro trimestre aparecem vários sintomas como cansaço excessivo, falta de ar, câimbras, dor nas costelas, dor nas costas, entre outros. Sendo assim, os exercícios devem voltar-se para a promoção do bem-estar, e os alongamentos, exercícios respiratórios e de soltura pélvica e corporal devem ser priorizados.

 

Benefícios do Pilates

 

• Otimização de padrões respiratórios
• Fortalecimento da musculatura do abdômen
• Fortalecimento do assoalho pélvico e dos membros superiores e inferiores
• Melhora da circulação
• Otimização da postura
• Preparo para o parto
• Mais bem-estar físico e mental
• Qualidade de vida

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS