Tempo com filhos

Em muitos estados do Brasil, as aulas das crianças foram suspensas como medida preventiva à disseminação do coronavírus. Para muitos será um transtorno, pois não têm com quem deixar os filhos para trabalharem. Porém é também uma janela de oportunidade para os pais organizarem melhor o dia a dia e aproveitar mais tempo junto com eles.

Confira algumas dicas:

1. Quais são suas prioridades?
Logo no início do dia, faça uma lista de prioridades e coloque seu filho nela. Aproveite as janelas de tempo, como as refeições, por exemplo. E faça de tudo para chegar o mais cedo possível em casa.

2. Atividades de rotina
Você inclui seu filho no dia a dia da casa? Deixe seu filho cozinhar com você, ajudar a limpar a casa, arrumar a mesa do almoço… Esse é um tempo que vai fazer vocês terem um melhor relacionamento, mais proximidade, além de mostrar a seu filho que a casa é de todos e por isso o cuidado com ela também depende de todos.

3. Conversar é fundamental
Na hora das refeições em casa, crie o hábito de abandonar as telas e passem a conversar. Esse é um precioso momento de interação. Pergunte sobre o dia da criança, sugira atividades, use a criatividade.

4. Brinque
Tire um tempo do dia para brincar com seu filho. Evite televisão, tablets e computador. Brinque com aquilo que a natureza deu: o corpo e a voz. Se quiser – se vocês dois quiserem – use brinquedos. Mas use brinquedos que não brinquem sozinhos. Brinquedos que dependam de vocês para funcionar.

5. Agenda sincronizada
Sua agenda combina com a do seu filho? Será que não é possível fazer alguns ajustes para que elas combinem mais? Tente chegar mais cedo, ajustar os horários das refeições para ficar com eles. Permita-se desacelerar um pouco.

6. Tempo especial
Pelo menos uma vez por semana, tente dedicar um tempo maior ao seu filho. Mais longo, mais descompromissado e olhando menos no relógio. Dá para fazer um jogo de mímicas mais demorado, ir a um lugar aberto para andar de bicicleta ou patins, enfim é um tempo só de vocês.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *