7 dicas para quem tem recém-nascido em casa

A volta para casa com o bebê nos braços é um momento de muita alegria, mas também de dúvidas e desafios. Agora você tem em seus braços um pequeno que depende totalmente dos seus cuidados para crescer com saúde. Como lidar com as cólicas? Como dar banho? Como segurá-lo? Essas são as dúvidas mais comuns. Já que ninguém nasce sabendo ser mãe, a especialista em pediatria e neonatologia Dra. Grasiele Ferrari Beuter preparou para o Manual da Mamãe um guia sobre os primeiros cuidados com seu filho:

Uma das principais preocupações são as cólicas do bebê, mais comuns nos primeiros três meses. O que fazer para aliviá-las?

O mais importante é manter a calma. Assim, o ambiente fica tranquilo e confortável para o bebê. Procure aplicar compressas mornas na barriga dele, que podem ser toalhas passadas a ferro ou aquelas bolsas de sementes aquecidas no micro-ondas. Mas lembre-se sempre de testar a temperatura em sua face. Massagens na barriga e movimentos das pernas, tipo pedalar, ajudam na eliminação dos gases. Você pode, ainda, deitá-lo de bruços sobre a sua barriga ou peito. Um banho morno também ajuda.

Como segurar o recém-nascido?

O melhor jeito de segurar seu bebê é aquele que você e ele se sintam mais confortáveis e seguros. Lembre-se de sempre manter a sustentação da coluna e do pescoço do bebê.

Em que posição devo colocá-lo para dormir?

A posição mais segura para o bebê dormir é de barriga para cima, a qual diminui o risco de morte súbita. Ele pode ficar com a cabeça levemente lateralizada. Não cubra muito o seu bebê, geralmente até a altura do abdômen é o suficiente. Lembre-se também de evitar almofadas, bichos de pelúcia e outros objetos que possam sufocá-lo.

Outro motivo de insegurança é quanto à higiene do umbigo. Como deve ser limpo?

A higiene do coto umbilical deve ser feita com álcool 70% e cotonete após cada troca de fralda ou banho. Não use faixas ou outros objetos em cima do umbigo, pois isso pode prejudicar a respiração do bebê. Se perceber secreção ou odor forte, entre em contato com seu pediatra.

Será que ele está com frio? Como vesti-lo?

A temperatura do bebê se mantém entre 36 e 37ºC. Deixe-o vestido com body, calças e meias e, em dias mais frios, um macacão e uma manta. Uma regra básica é: uma peça de roupa a mais do que você está se sentindo confortável.

Como evitar as assaduras e como deve ser a higiene do menino e da menina?

As assaduras podem ser evitadas com a troca de fraldas frequente, geralmente antes de cada mamada, evitando, assim, que o bebê fique molhado. Fique aproximadamente cinco minutos com a fralda aberta para secar bem a área. O mais indicado é usar na limpeza algodão umedecido com água morna. Deixe para usar os lenços umedecidos quando sair de casa. Nos meninos, comece a higienização pelo pênis, bolsa escrotal e por último o ânus. Nas meninas, começar pelos grandes lábios, pequenos lábios e por último o ânus. Sempre fazer a limpeza de cima para baixo, para evitar contaminação com as bactérias da região anal. Se a criança evacuar, o ideal é lavá-la com água e sabonete glicerinado neutro.

Como devo cortar as unhas do bebê?

Logo após o nascimento, as unhas podem ser lixadas com uma lixa de unha bem macia, como aquelas de polimento. Quando a unha estiver bem comprida e os pais seguros, podem usar uma tesoura sem ponta ou um cortador de unhas próprios para os bebês. Lembre-se de segurar bem os pezinhos e as mãozinhas para evitar acidentes.

 

Passo a passo do banho do bebê

1. Escolha um momento tranquilo do dia. Confira se o ambiente está com uma temperatura adequada e feche portas e janelas para evitar correntes de ar;

2. Separe todos os materiais necessários, entre eles: toalha, fralda, sabonete, roupas;

3. A água do banho não precisa ser mineral, pode ser a do chuveiro e de preferência morna, em torno de 36ºC. Utilize um termômetro ou o seu braço para sentir se a temperatura está agradável. Coloque água até a altura do umbigo do bebê;

4. Antes de colocá-lo na banheira, limpe todas as fezes e urina com algodão umedecido com água morna;

5. Segure o bebê na região do pescoço, com firmeza, sempre dando sustentação às costas;

6. Inicie lavando a cabeça, protegendo as orelhinhas. Seque bem e depois lave o restante do corpo;

7. Cante músicas, converse com seu bebê. Tudo isso vai ajudá-lo a se acostumar com o banho;

8. Ao término, seque delicadamente, coloque a fralda e vista-o o mais rápido possível, para que ele não fique com frio.