5 alimentos que devem ficar longe do cardápio da gestante
Durante a gestação a mamãe precisa se adaptar às mudanças no corpo, rotina e também alimentação. Saiba quais alimentos devem ser evitados.

1. Queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos. Evite também queijos do tipo frescal (ou "minas"). O problema é a possível presença de uma bactéria que causa a listeriose, doença que pode prejudicar o bebê.

2. Carne bovina malpassada ou crua, como carpachios, carne de porco malpassada e ovos crus. Tal precaução é para evitar bactérias. Além disso, o excesso de bife de fígado e miúdos podem causar a sobrecarga da forma retinóica da vitamina A, que pode ser prejudicial ao feto.

3. O atum deve ser limitado a quatro latas por semana ou dois filés frescos por semana. Frutos do mar crus, como ostras e sushi devem ser evitados. Assim como peixes cação, peixe-espada e tubarão podem conter níveis perigosos de mercúrio. Outros peixes são saudáveis e estão liberados.

4. Nozes, castanhas ou amendoim são alimentos super saudáveis mas podem causar alergias. Então fique de olhos!

5. Mais de 300g de bebidas e alimentos com cafeína por dia aumenta ao risco de aborto espontâneo e de a criança nascer com baixo peso. Bebidas alcoólicas nem precisa dizer que está proibido, né?