Atividades extraclasse para as crianças
O filho começa a crescer e lá vem o papai e a mamãe querendo programar a agenda dele. Matricular no curso de inglês, colocá-lo na natação, levá-la para o balé... De fato, todas as atividades extraclasse ministradas por profissionais qualificados complementam a educação, lazer e socialização da criança. É fundamental para o desenvolvimento intelectual e social e contribui para a formação integral da criança. Essas atividades ainda promovem trocas culturais e ajudam no processo de aprendizagem. Além disso, traz benefícios para a saúde da criança, como a elevação da autoestima e, consequentemente, a sensação de bem-estar.

 

Balé

Crianças de três a cinco anos passam por diversas transformações. Suas habilidades motoras e intelectuais se desenvolvem e elas passam a ter maior controle sobre si mesmas, se tornando mais competentes e independentes. E o balé é uma atividade que traz inúmeros benefícios à criança, como, por exemplo, melhora a postura e a coordenação motora, desenvolve a noção de espaço e localização e aumenta a resistência corporal. Além disso, é uma dança de expressão com movimentos lúdicos que despertam a exteriorização de sentimentos e emoções.

 

Natação

A natação é o esporte que a criança pode começar a praticar logo nos primeiros meses de vida. Nessa fase, é praticada de forma lúdica e recreativa, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da criança. Também estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, torna o sono tranquilo e previne doenças respiratórias.

 

Música

A música é uma linguagem capaz de comunicar pensamentos, emoções e sentimentos e está presente em todas as culturas do mundo. É fundamental na educação infantil, pois ensina a criança a se expressar, a se ingressar na sociedade, a se autoconhecer e ainda estimula a concentração. Além disso, faz com que a criança melhore sua forma de falar, entendendo o significado de cada palavra, processo que ajuda na alfabetização.

 

Informática

A informática na educação infantil é importante para desenvolver vários aspectos cognitivos da criança. E os professores desta área precisam oferecer condições de aprendizagem nas mais diferentes áreas do conhecimento, interligadas ao processo de desenvolvimento infantil. A informática da educação infantil proporciona às crianças o interagir e o desafiar, incentivando a pesquisa e o contato com o mundo. Os conteúdos pedagógicos são estabelecidos de acordo com a idade, com a vivência e experiência da criança.

 

Inglês

A idade ideal para que seja iniciado o ensino da língua inglesa é a partir dos três anos, pois nessa fase a criança está mais receptiva e apta a aprender o novo. Diferente dos adultos, a criança não tem vergonha ou medo de errar, o que facilita muito o aprendizado. Além disso, a criança tem facilidade para captar a sonoridade das palavras, antes mesmo de compreenderem o significado. Dessa forma, quando se aprende uma língua estrangeira na infância, a pronúncia é perfeita. E aos poucos a criança vai assimilando os elementos da nova linguagem.

 

Judô

A prática do Judô na infância a leva a descobrir o corpo, as capacidades e o mundo. Nessa idade, é muito importante a estimulação psicomotora da criança. O Judô ajuda a criança a ter disciplina, atenção e até melhorar o comportamento. No aspecto físico, o judô desenvolve a agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade. No aspecto emocional, desenvolve a honestidade, humildade, solidariedade e respeito.