Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Atualidades
Aprenda a dar o primeiro banho no bebê e curar o umbiguinho

13 de setembro de 2017

A youtuber Flávia Teodoro convidou uma especialista para ensinar as mamães a realizar essas tarefas

Aprenda a dar o primeiro banho no bebê e curar o umbiguinho

O bebê nasceu! Ao voltar da maternidade para casa, bate aquela preocupação: como dar o primeiro banho? O fato é que o recém-nascido é tão pequenino e frágil, o que deixa muitas mamães com receio de não saber proceder nesta tarefa. Além do banho, tem ainda os cuidados com o umbiguinho do pequeno que a mamãe precisa aprender. Cuidar do coto umbilical como as avós faziam antigamente não é recomendado.

Para ajudar as mamães nessas tarefas, a jornalista e youtuber Flávia Teodoro conversou com a enfermeira obstétrica, consultora de gestante e amamentação, Dra. Suelena Verano no Canal do Manual da Mamãe. “Dar o primeiro banho no bebê pode parecer simples, mas tem muita mamãe que tem medo. Eu mesmo era uma delas”, confessa Flávia. Então, nada melhor que uma especialista para ensinar  como dar o primeiro banho e curar o umbiguinho do bebê.

O passo a passo do banho do bebê

Dar o primeiro banho não é difícil, mas são necessários alguns cuidados. Vale destacar que é bastante normal a mamãe sentir um frio na barriga antes de começar, mas seguindo algumas dicas e informações, esse momento se torna prazeroso tanto para a criança quanto para a mãe.

No vídeo, a Dra. Suelena mostra o passo a passo do banho do bebê e dá algumas dicas importantes como:

  • antes do banho, é necessário já deixar separado todas as roupinhas e utensílios que irá utilizar durante o procedimento, pois o bebê não pode ficar sozinho no trocador;
  • é preciso medir a temperatura da água antes de colocar o bebê na banheira;
  • a mamãe deve usar sabonete só na região da fralda e nas dobrinhas, porque o bebê tem a pele ressecada;
  • colocar o sabonete sempre próximo a mão que você vai usar para ensaboar o bebê;
  • geralmente, quando vira o bebê de bruços na banheira, ele acalma;

Ela ainda ressalta que é fundamental estar atenta e ter muito cuidado para o bebê não se afogar. Após o banho, a mamãe deve enxugar bem e vestir o bebê por partes.

Cuidados com o coto umbilical

A Dra. Suelena explica que o curativo no umbigo do bebê é feito com alcool 70% e cotonete. Não tem necessidade de colocar a gaze como as pessoas faziam antigamente.

 

Dê o play e aprenda a dar o primeiro banho no bebê e a cuidar do umbiguinho:

 

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS