Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde do Bebê
Amamentar também traz benefícios para a dentição do bebê

13 de novembro de 2019

Os maxilares são estimulados a crescer de forma bem direcionada, possibilitando o amadurecimento oral

Amamentar também traz benefícios para a dentição do bebê

Se você, futura mamãe, pretende amamentar seu filho, saiba que é uma decisão acertada e de valor ouro para o bebê. O grande objetivo que nos vem à mente quando falamos em amamentação é de oferecer ao bebê o melhor alimento, que contenha todos os nutrientes necessários e ainda é de graça. Mas amamentar não é apenas alimentar a criança!! Existem benefícios trazidos pelo aleitamento materno que talvez não sejam conhecidos, inclusive no desenvolvimento da dentição do bebê, afirma a odontopediatra Dra. Sílvia Helena Spechoto.

“O aleitamento materno, que deve ser exclusivo até 6 meses de vida, é, cientificamente comprovado, importante para o desenvolvimento orofacial, pois durante a ordenha (sucção do leite materno) os maxilares são estimulados a crescer de forma bem direcionada, possibilitando também o amadurecimento oral, estimulando a tonicidade muscular e o desenvolvimento da articulação que possibilita a abertura da boca (ATM)”, explica a Dra. Sílvia.

O ato da amamentação é, portanto, uma verdadeira ginástica de ossos e músculos que proporcionará dentes mais bem posicionados. É importante ressaltar que o fator hereditário também influencia no crescimento dentofacial.

“Portanto, crianças amamentadas naturalmente poderão ter problemas de mau posicionamento dentário, mas certamente, essa tendência genética será diminuída em função do exercício muscular realizado com o aleitamento materno, prevenindo a má-oclusão dental e diminuindo o tempo de uso dos aparelhos para correções dentárias”, orienta a odontopediatra.

Outros benefícios
Durante a amamentação, que é um momento tão íntimo entre mãe e filho, cria-se um vínculo afetivo que irá perdurar por toda vida. O leite materno, além de alimentar, tem uma propriedade que nenhuma fórmula tem: o poder de aumentar a imunidade da criança, além de participar, de forma positiva, no desenvolvimento mental e psicológico dela. A mamãe também é beneficiada pela amamentação, pois a mulher que amamenta tem menos chance de contrair câncer de mama e ovário, além de perder, mais rápido, os quilinhos que ganhou durante a gestação.

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS