Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Crescimento Infantil
9 dicas para uma volta às aulas tranquila para pais e filhos

1 de agosto de 2019

Como voltar ao ritmo de forma prática e prazerosa

9 dicas para uma volta às aulas tranquila para pais e filhos

Com o fim das férias, não são somente as instituições de ensino precisam se preparar, é necessário que pais e filhos também se organizem e entrem no ritmo de volta às aulas. Para isso a analista do comportamento e diretora do IEAC (Instiuto de Educação e Análise do Comportamento), Michelli Freitas listou dicas para que o retorno às atividades escolares seja o mais prático possível:

1.Organização. Ensinar as crianças a partir de seis anos a usarem o calendário ou planner, para que comecem a ter senso de responsabilidade com sua rotina e atividades importantes. Deixe que escolham a agenda com a temática da preferência deles e que se envolvam no processo.

2. Planejamento. Para as crianças acima de oito anos é importante ensinar a fazer listas de tarefas e também respeitar prazos.

3. Programação. Aproveite as dicas acima e crie também um calendário familiar já com a programação para o semestre.

4. Diálogo. Converse com as crianças sobre o que elas esperam da volta às aulas. Questione se estão animadas, ou não, e as razões.

5. Lazer. Com a ajuda dos pequenos bole uma lista de atividades de recreação para fazer após a escola

6. Mudanças de comportamento. Notou algum problema específico, dificuldade, alteração de comportamento nas férias? Hora de avisar a escola e os professores para que fiquem atentos e ajudem a entender o que está acontecendo.

7. Novas atividades. Pode ser um momento de pensar em uma atividade extracurricular. Pais e filhos podem escolher juntos e debaterem esta nova rotina.

8. Paciência. Os pais devem estar preparados para contratempos e toda a readaptação dos estudantes. Momentos de caos podem surgir, contudo é extremamente necessário para ajustar a rotina novamente.

9. Minhas férias. Estimule os filhos a contarem tudo o que fizeram nas férias. Que tal levar para a primeira semana levar algumas lembranças, em forma de fotos ou itens que relembrem ou representem o que a criançada fez longe da escola? Com certeza eles têm muito a contar e os amiguinhos vão adorar saber!

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS