Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde da Mamãe
10 dúvidas sobre o que você pode ou não pode fazer na gravidez

23 de novembro de 2017

Confira as informações e descubra como ter uma gestação saudável e tranquila

10 dúvidas sobre o que você pode ou não pode fazer na gravidez

“Posso ou não posso?” Na gravidez, essa passa a ser a pergunta mais comum para a mulher. A responsabilidade de gerar uma nova vida deixa a mamãe cheia de preocupações sobre como suas ações podem influenciar a sua saúde e, principalmente, a do bebê. Destacamos as 10 dúvidas mais comuns e pedimos à ginecologista e obstetra Dra. Jordana Lobo para esclarecê-las. Confira:

Posso andar de moto ou bicicleta?

Andar de moto ou bicicleta não acarreta problemas no desenvolvimento do bebê. Porém, com o avançar da gestação, pode gerar desconforto decorrente da postura, além de aumentar o risco de queda, uma vez que o centro gravitacional da gestante se altera e suas articulações ficam mais frouxas. Sendo assim, é melhor evitar.

Até quando posso dirigir?

Não existe um período exato para parar de dirigir. É importante que a gestante se sinta confortável e bem alimentada, para evitar queda da glicemia e diminuição dos reflexos. Durante a gestação, a atividade metabólica aumenta significativamente, então o correto é se alimentar de forma fracionada. Tenha sempre um lanchinho consigo.

E viajar de avião?

Desde que não haja qualquer complicação na gestação, as gestantes podem viajar sem a necessidade de atestado médico até as 27 semanas e 6 dias. Após isso, somente com autorização médica, exigida pela maioria das companhias aéreas. Recomendo às gestantes que forem viajar por longos períodos que usem meias elásticas de compressão próprias para gestante e façam caminhadas durante o voo, para melhorar a circulação e diminuir o inchaço nas pernas.

Banhos de piscina ou banheira muitos quentes podem prejudicar minha gravidez?

Sim. Temperaturas muito altas no começo da gestação podem prejudicar o desenvolvimento do feto e ainda propiciar a vasodilatação durante toda a gravidez, levando a queda da pressão arterial e diminuição do transporte sanguíneo para o bebê. Podem causar mal-estar, fraqueza e até desmaios.

Posso ter contato com gatos?

Pode, mas é importante que o animal frequente adequadamente um veterinário. Aquelas pessoas que nunca tiveram contato prévio com uma doença chamada toxoplasmose devem tomar bastante cuidado, pois é uma doença transmitida aos humanos através das fezes de gatos contaminados. Assim, a manipulação dessas fezes que contêm o parasita deve ser evitada. A gestante não deve fazer a higienização da caixa de areia do felino e deve sempre lavar as mãos após o contato com seu bichinho.

Posso fazer musculação?

Sim. As atividades físicas trazem vários benefícios à gestante, tanto a ajudam a passar mais tranquilamente pelas mudanças corporais (evitam dor lombar, melhoram a postura e a circulação e ainda facilitam o trabalho de parto) quanto são capazes de liberar hormônios que trazem bem-estar e prazer, que são muito bem-vindos. Os exercícios mais recomendados são os de baixo risco, como natação, hidroginástica e caminhada. A musculação também pode ser realizada, desde que supervisionada por profissional habilitado. É importante ter sempre o aval do seu médico.

Comida japonesa faz mal para a gestante?

A comida japonesa tem uma chance aumentada de intoxicação alimentar, por bactérias e vírus, e na gestação as infecções alimentares podem ser mais graves, uma vez que o sistema imunológico fica mais suprimido. Mas se o alimento for de procedência conhecida e bem refrigerado, pode ser consumido na gravidez. Peixes com alta concentração de mercúrio (como espada, cavala e cação) devem ser evitados. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o peixe cru não transmite toxoplasmose.

Posso usar produtos diet na gravidez?

Várias bebidas e alimentos com a presença de adoçante ou edulcorante podem ser consumidos na gravidez, porém é importante a leitura dos rótulos dos produtos para identificar as substâncias permitidas e proibidas. Os estudos mostram que o sorbitol, a sacarina e o ciclamato devem ser evitados, já o aspartame (exceto para portadoras de fenilcetonúria), o esteviosídio, o acessulfame-k, a sucralose e o neotame podem ser consumidos na gestação. Mas vale lembrar que devem ser ingeridos com cautela e dentro da quantidade máxima permitida. O melhor é procurar se alimentar de forma mais saudável e natural.

Posso tomar laxante?

O ideal é fazer uso de reguladores intestinais. Os laxantes podem ser utilizados, sob prescrição médica, em alguns casos específicos. Sendo mais indicados os de contato, que não são absorvidos pela corrente sanguínea, como os derivados do tamarindo e da ameixa. Os efeitos hormonais na motilidade gastrintestinal, a redução da atividade física e a suplementação de ferro favorecem a constipação intestinal na gravidez, então, para o bom funcionamento do intestino, a gestante deve consumir fibras, frutas e nunca se esquecer da água. O ideal é que sejam consumidos 200 ml de hora em hora.

Posso tomar remédios para aliviar desconfortos?

Pode. O paracetamol é um medicamento liberado durante toda a gestação, mas antes de fazer uso de qualquer remédio, a gestante precisa ser examinada, para afastar qualquer intercorrência e nunca deve ser utilizado de forma abusiva. Alongamento é uma ótima tática para aliviar desconfortos.

 

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS