Olá, em qual região
você está?
Selecione seu Estado:
Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Saúde da Mamãe
Você sofre com fissuras nos mamilos? A laserterapia pode ajudar!

606

O que era para ser um momento pleno de interação entre mãe e filho se transforma em longos minutos de muita dor. As fissuras nos mamilos, normalmente causadas pela pega incorreta da mama, são as responsáveis por esse sofrimento durante a amamentação e, inclusive, podem levar ao desmame precoce. Se o problema não se resolve com o uso de pomadas recomendadas pelo médico nem com a exposição dos seios ao sol, a laserterapia pode ajudar, promovendo a cicatrização em torno de 72h.

Segundo a enfermeira, consultora em amamentação e laserterapia da Nova Nutriz, em Curitiba, Valéria Moro Maieski, o tratamento acelera a cicatrização, promove analgesia imediata e modula a inflamação. “É importante ressaltar que o equipamento possui baixa intensidade, ou seja, não causa dor nem desconforto durante sua aplicação”, acrescenta.

A aplicação do laser dura alguns minutos e não possui efeitos colaterais. Deve ser realizada diariamente ou com certa frequência até a remissão dos sintomas. Além disso os efeitos podem ser percebidos já na primeira sessão, explica Valéria. É importante aliar o tratamento com a consultoria em amamentação para corrigir a pega da mama.

Valéria desmente a afirmação de que o laser faz a mesma função que o sol, apenas age mais rapidamente. Isso porque atua em vários processos celulares, como na produção de ATP (energia) pelas mitocôndrias, na despolarização de fibras C (que são as responsáveis por transmitir impulsos dolorosos), na vasoconstrição, na modulação inflamatória, em edemas e infecções, dentre outras.

Outras indicações
A laserterapia também auxilia no ingurgitamento, no bloqueio de ducto, cândida oral e mamária, dermatites, estomatites, herpes, cicatrização do corte da cesariana e episiotomia, e também no alívio da dor etc., sempre após diagnóstico médico e juntamente com os tratamentos tradicionais (medicação, terapia, fonoaudiologia, manejo da lactação), sem efeitos colaterais ou riscos, se for realizada por um profissional capacitado e com observância dos cuidados e contraindicações.

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTRIOS