Olá, em qual região
você está?
Selecione seu Estado:
Política de Privacidade Como Anunciar
Filtrar por Semana de Gestação
Crescimento Infantil
Seu filho usa todo o potencial de aprendizado que tem?
611

Por Christianny Diógenes Maia*

 

Um dos maiores desafios deste século é preparar as nossas crianças para as demandas profissionais do futuro. O mercado de trabalho, seja público ou privado, cada vez mais busca profissionais com habilidades diferenciadas, que vão além do conhecimento técnico. É muito importante saber buscar a solução de problemas complexos, conduzir bem uma equipe, comunicar-se bem e ter criatividade para transpor os limites do que já se aprendeu. As profissões que hoje estão no mercado provavelmente não serão as mesmas daqui a 20 anos e, com certeza, exigirão mais de seus profissionais.

Nesse contexto, inserem-se as “habilidades do século XXI” essenciais para o futuro profissional e pessoal das nossas crianças. Ocorre que o aprendizado de tais habilidades não é algo tão simples, principalmente em idades mais avançadas. Nós, adultos, costumamos admitir que “não somos bons em falar em público”, “não gostamos de trabalho em grupo” etc. Nesse sentido, estudos já demonstraram que há uma “janela de oportunidades” no desenvolvimento cerebral das crianças, pois 80% da capacidade de aprender ocorre até os oito anos. Aprendemos por toda a vida, mas existe uma época fundamental para desenvolvermos alguns aprendizados e essa época é a primeira infância.

Portanto, não precisamos esperar nossos filhos crescerem para fazerem coaching, buscando desenvolver habilidades que já podem trazer desde pequenos. Criatividade, Comunicação, Auto-Confiança, Pensamento Crítico e Colaboração, os 5 C’s do FasTracKids, estão mais próximos das crianças do que dos adultos, afinal elas aprendem brincando, de uma forma natural e lúdica. É isso que propõe o FasTracKids, programa internacional de ensino complementar voltado para crianças de até oito anos.

Sua missão principal é despertar a paixão por aprender, ajudando as crianças a desenvolver o seu potencial de aprendizado. Nas aulas do FasTracKids, por meio de atividades multissensoriais, experiências práticas e uma lousa digital e interativa, chamada de “estação de aprendizagem FTK”, os alunos são desafiados a pensar criativamente enquanto desenvolvem sua fala, liderança, aplicação e transferência de conhecimento. Por meio de um currículo diferente, que abrange economia, astronomia, tecnologia, teatro, literatura criativa e matemática, dentre outras áreas do saber, a criança é retirada da zona de conforto do conhecimento, despertando a sua curiosidade e a paixão por aprender.

A interação dessas disciplinas com o ensino tradicional é o caminho para que nossas crianças alcancem seu futuro, profissional e pessoal, de forma plena, exitosa e feliz.

*Christianny Diógenes Maia é doutora em Direito e diretora do Vida Infantil, espaço de atividades complementares que acolhe o FasTracKids em Fortaleza (CE).

 

 

VAMOS COMPARTILHAR?

COMENTÁRIOS