Quarto do bebê: quando começar a montar

Descobrir que a família irá aumentar é, sem dúvidas, o momento mais especial da vida do casal. E logo depois da descoberta, os papais e mamães já começam a fazer planos e, claro, a pensar no quartinho do bebê. Mas qual é o momento ideal para colocar a mão na massa e iniciar os preparativos?

O especialista em decoração de quartinhos de bebê, proprietário da Sonho de Criança – Quartos de bebê, em Goiânia, Rodrigo Mariano, explica que o momento ideal para começar a montar o quartinho dos sonhos é assim que os pais descobrem o sexo do bebê.

Após descobrir o sexo do bebê, os pais já devem decidir o tema do quartinho, levando sempre em consideração a identidade do casal e seus gostos.”

Pensar em um tema, escolher os móveis adequados, comprar itens de decoração... Embora nove meses possam até parecer muito tempo, passam rápido demais e para que a chegada do pequeno seja tranquila e esteja tudo pronto, é recomendado fazer um cronograma do que deve ser feito durante todo o período da gestação.

Indicamos que com sete meses o quartinho já esteja pronto, para que possa evitar imprevistos, dar tempo de organizar/lavar as roupinhas, curtir o quarto antes da chegada do bebê, até porque à disposição diminui quando vai chegando ao final da gestação”, pontua Rodrigo.

Para ajudar você, Rodrigo listou as atividades a serem realizadas referente a montagem do quarto do bebê em cada mês.

Quarto de bebê mês a mês

1º mês. Inspire-se e pesquise

É bem provável que você ainda nem saiba que está grávida, mas caso a gravidez seja planejada, poderá buscar ideias de quartinhos. Sonhe, pesquise, planeje! Aproveite para colocar tudo no papel ou salve no computador.

2º mês. Determine um orçamento

É fundamental fazer um bom planejamento e definir orçamentos. Caso queira, contrate um arquiteto ou decorador. Defina os móveis que usará no quarto. Descubra os valores, peça orçamentos para ter referências. Converse com outras mães. Busque o máximo de informações.

3º mês. Esvazie o quarto

É hora de agir. Esvazie o ambiente, deixe as coisas organizadas. Aproveite para fazer uma boa faxina, e tire as medidas do quarto. Se quiser trocar o piso, ou fazer alguma reforma mais elaborada, a hora certa é agora!

4º mês. Planeje e defina o estilo

É quando se descobre o sexo do bebê, e com isso, fica mais fácil definir o estilo de decoração do quartinho: moderno, romântico, montessoriano? É tempo de imaginar, esboçar ideias, projetar e idealizar.

5º mês. Escolha, compre e contrate

É o mês de contratar e comprar. Negocie com profissionais, compare preços, pesquise as melhores as melhores lojas. Não esqueça de verificar certinho os tamanhos dos móveis. E lembre-se que muitas vezes o prazo de entrega de móveis sob medida ou enxovais pode ser de até 45 a 60 dias.

6º mês. Prepare e monte

Neste mês você ainda terá pique para trabalhar, colocar a mão na massa. A barriga ainda não estará tão grande e pesada. Então, caso goste e tenha permissão médica, aproveite para pintar, adesivar, colocar o papel de parede.

7º mês. Arrume e finalize

É quando o quartinho começa a pegar forma. Os móveis já deverão estar montados. Agora finalize instalando a cortina ou persiana, colocando um tapete, lustre ou luminária, e os objetos de decoração.

8º e 9º mês. Ajeite e fotografe

É a hora de ajeitar os últimos detalhes. Organize as roupinhas, o kit de berço, as fraldas. Aproveite para fotografar e curtir os últimos momentos da gravidez.

 

 

Esse conteúdo foi feito em parceria com

Sonho de Criança Quartos de Bebê


Conheça mais